Toda vez que você sente alguma dor diferente você acha que pode estar morrendo? Esse é o meu maior problema com a ansiedade. Eu sempre tenho certeza que é realmente o meu fim a cada dor de cabeça, dor no peito, dor na nuca, dor no braço, dor no estomago… Enfim eu sempre espero pelo pior quando sinto alguma dor.
As perguntas que a minha terapeuta sempre me faz quando relato minhas crises são: o que você sentiu antes de ter uma crise de ansiedade? O que desencadeou todo o processo? Sinceramente, não sei explicar, talvez o estresse do dia, um problema na família ou uma memoria antiga sejam os culpados, mas SEMPRE o que realmente dispara todo o processo no meu corpo é uma sensação física de dor ou incomodo que o meu corpo sente.
Eu tento falar comigo mesma “isso vai passar”, que o que estou sentindo é normal, que já tive mil dores de cabeça como essa. No entanto, meu cérebro insiste em achar que é um AVC, e é aí que tudo desanda. Nessa hora minha preocupação vai muito além do que realmente estou sentindo, e minha primeira vontade é a de procurar um hospital, talvez lá me sinta segura. Quantas vezes já fui parar em um Pronto Atendimento achando que estava morrendo e não era nada (graças a Deus!).
Chega a parecer engraçado quando passa, e um pouco vergonhoso também. Como pude ser tão ridícula achando que estava realmente morrendo? Mas nada é capaz de me convencer do contrario quando está acontecendo. Eu realmente sinto que a morte é eminente. Louco isso né? Deve ser por este motivo que os transtornos da mente eram chamados de loucuras antigamente.
Mas esse é o verdadeiro “só quem passa pra saber”. E é por conta desse desencadeamento de emoções, que acabei deixando de fazer coisas onde acho que vou me expor a este tipo de situação. Vou confessar um segredo a vocês, certa vez ouvi uma historia de alguém que comeu um camarão numa festa e teve um choque anafilático por alergia ao crustáceo. Não me achem ridícula (por mais que isso pareça ser) por conta deste episodio, nunca mais comi camarão. Eu gosto de camarão, não tenho alergia a camarão, e não como camarão, por que quando tento comer tenho o sentimento de que vou ter a alergia também e isso me faz passar mal antecipadamente.
Resolvi criar este Blog com um intuito de chegar até você, que passa por isso também e se acha o único do mundo. Não, você não está sozinho nesta empreitada. Recebo diariamente no meu Instagram @vivendoansiosamente depoimentos de pessoas que passam a mesa coisa e me incentivam a escrever aqui.
Se você se identificou deixe nos comentários o seu relato, ele pode ajudar muito outras pessoas. Estamos juntos nessa.
Abraços,
Larissa