O que dispara sua crise de ansiedade?

Toda vez que você sente alguma dor diferente você acha que pode estar morrendo? Esse é o meu maior problema com a ansiedade. Eu sempre tenho certeza que é realmente o meu fim a cada dor de cabeça, dor no peito, dor na nuca, dor no braço, dor no estomago… Enfim eu sempre espero pelo pior quando sinto alguma dor.

As perguntas que a minha terapeuta sempre me faz quando relato minhas crises são: o que você sentiu antes de ter uma crise de ansiedade? O que desencadeou todo o processo? Sinceramente, não sei explicar, talvez o estresse do dia, um problema na família ou uma memoria antiga sejam os culpados,  mas SEMPRE o que realmente dispara todo o processo no meu corpo é uma sensação física de dor ou incomodo que o meu corpo sente.

Eu tento falar comigo mesma “isso vai passar”, que o que estou sentindo é normal, que já tive mil dores de cabeça como essa. No entanto, meu cérebro insiste em achar que é um AVC, e é aí que tudo desanda. Nessa hora minha preocupação vai muito além do que realmente estou sentindo, e minha primeira vontade é a de procurar um hospital, talvez lá me sinta segura. Quantas vezes já fui parar em um Pronto Atendimento achando que estava morrendo e não era nada (graças a Deus!).

Chega a parecer engraçado quando passa, e um pouco vergonhoso também. Como pude ser tão ridícula achando que estava realmente morrendo? Mas nada é capaz de me convencer do contrario quando está acontecendo. Eu realmente sinto que a morte é eminente. Louco isso né? Deve ser por este motivo que os transtornos da mente eram chamados de loucuras antigamente.

Mas esse é o verdadeiro “só quem passa pra saber”. E é por conta desse desencadeamento de emoções, que acabei deixando de fazer coisas onde acho que vou me expor a este tipo de situação. Vou confessar um segredo a vocês, certa vez ouvi uma historia de alguém que comeu um camarão numa festa e teve um choque anafilático por alergia ao crustáceo. Não me achem ridícula (por mais que isso pareça ser) por conta deste episodio, nunca mais comi camarão. Eu gosto de camarão, não tenho alergia a camarão, e não como camarão, por que quando tento comer tenho o sentimento de que vou ter a alergia também e isso me faz passar mal antecipadamente.

Resolvi criar este Blog com um intuito de chegar até você, que passa por isso também e se acha o único do mundo. Não, você não está sozinho nesta empreitada. Recebo diariamente no meu Instagram @vivendoansiosamente depoimentos de pessoas que passam a mesa coisa e me incentivam a escrever aqui.

Se você se identificou deixe nos comentários o seu relato, ele pode ajudar muito outras pessoas. Estamos juntos nessa.

Abraços,

Larissa

16 Comentários

  1. Rosangela

    Minha vida virou de cabeça para baixo depois das crises. Perdi meu emprego fiquei afastada por 04 meses. Tinha crises todos os dias com picos de pressão foi horrível. Hoje está controlado…terapia, medicação, atividade física. Estamos juntas nesse universo

    • Lily

      Quando comecei o tratamento pra ansiedade e crises de pânico, fiz uso de várias medicações até encontrar a que me faz muito bem e tomo até hoje. Teve um período em que eu comecei a pensar que o remédio tava perdendo o efeito e eu ia ter que começar tudo de novo, foi uma loucura rsrs. Depois eu comecei a prestar atenção aos sintomas físicos e vi que o remédio ainda fazia efeito muito bem e que minha preocupação era desnecessária. Foi uma “auto conscientização” diária até ficar tranquila quanto ao medicamento e depois disso me sentir até melhor que antes 😅

    • Juliana

      Incrível como você descreve exatamente tudo igual ao que sentimos! Parabéns! Isso ajuda a ver isso é uma doença, e precisa ser cuidada. Continue assim! Bjs

  2. Jaqueline

    É exatamente tudo que acontece comigo é um pouco mais. Qualquer coisa que sinto diferente no meu corpo eu começo a sofrer e ficar desesperada achando que estou em uma doença terminal e aí as crises que já não vão bem começam a ficar pior. A sensação de solidão aumenta e nada faz sentido ao teu redor. Mas explica isso pra quem não sente e não entende, vc sai como a neurótica e doida.

    • Vanessa

      Entendo perfeitamente. Exatamente o que eu sentia…

    • Cristina romano

      Exatamente o que eu passo!

      • Cristina romano

        Exatamente o que eu passo! E não tomo medicamento nenhum, porque ainda não encontrei algum que não tivesse reação contrária! Só tomo calmantes!

  3. Keli

    Nossa achei que era eu que escrevi esse texto,me sinto igual e ainda pior nunca consigo ir a lugares com muita gente tipo show,Teatro,estádio pois tenho certeza que vou passar mal …

  4. Vanessa

    Tive síndrome do pânico. É a sensação mais horrível que alguém pode sentir. Tinha medo de ficar sozinha porque achava que estava enlouquecendo e que a qualquer momento iria perder o controle sobre mim mesma. Qualquer pensamento era um gatilho para os sintomas. Comecei a ter medo até de dirigir porque achava que poderia me dar uma crise mas enfrentei esses sentimento para que não me dominassem. Procurei ajuda logo, graças a minha irmã e hoje estou super bem. Estou tomando sertralina e me sinto muito bem e feliz!!! 🙏

    • Aline Mantovani

      Vc me descreveu. Ate no camarao q tbm parei de comer. Outro dia comi um pacotinho de salgadinho de camarao e logo em seguida sai correndo tomar antialergico pq achei q ia morrer. Pior de tudo e achar q esta tendo um infarto quando na verdade e apenas gases. Realmente so quem sabe quem passa por essas situacoes diariamente. Seria comico se nao fosse tragico.

  5. Manu

    Eu já perdi a conta de qnts vezes fui e vou na emergência sinto dores no braço e no peito esquerdo a um mês! Já entrei até em procedimentos de infarto(graças a Deus não era nada ) fiz raio X tbm não tinha nada e a dor continua estou com meus braços todo furado de levar injeção 😁 e a dor ensisti a continuar.

  6. Rosália Maria de sa

    Senti muito representada!!! Na minha família(eu e filhas), sofremos com ansiedade. Cada uma com seu nível, seus sintomas. Falando de mim particularmente, o que tenho é uma cabeça excessivamente preocupada. Conclusão: Dores no corpo, insônia, nó na garganta, etc..Muito ruim:-(

  7. Juliana

    Perfeito!!
    O meu maior problema com a ansiedade também é com relação a minha saúde. Qualquer dor, minha mente entende como uma doença terminal. E quando alguém conta algum sintoma de doença? Pronto… lá vou eu depois de um tempo, comecar a sentir tudinho que a pessoa descreveu.
    A única diferença é que morro de medo de ir ao médico e confirmar minhas suspeitas!
    Tão, tão difícil tudo isso!!!

    • Fernanda

      Eu tbm morro de medo de médico, sofro, depois os sintomas passam, não morro e tudo fica bem 🤦🏼‍♀️

  8. Thiago de Oliveira

    Exames e mais exames em todos os órgãos do corpo e segundo os médicos, não há nada fisico (GLORIA A DEUS POR ISSO), sensações terríveis e pensamentos de que vamos ter um princípio de infarto. Enfim, graças a Jesus existe tratamento e o melhor uma cura para isso, só basta crer e tentar ser forte!! Que Jesus abençoe a todos…

  9. Michelle

    Exatamente assim… a sensação de q vai passar mal é terrível. Já saí várias vezes p trabalhar ou p ir ao shopping com o medo de passar mal. Coração já acelera, uma falta de ar, uma sensação de que vai desmaiar a qualquer momento. Já parei no meio do trânsito com vista escurecendo. E o medo vai tomando conta.
    Mas respiro bem fundo e já coloco na cabeça que essa sensação vai passar, que é coisa da minha cabeça e consigo enfrentar.
    Várias vezes deixei de sair de casa com medo dessa sensação.
    Pior é a gente fingir que estar tudo bem p filhos não perceberem. É contar p alguém e a pessoa achar q não é nada, q é só p chamar atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *